Cinemateca Atômica

Centro de Documentação Internacional de Cinema Atômico no Rio de Janeiro

A Cinemateca Atômica é um projeto que reúne cinema, arte, ciência e educação, e que será mais um destaque da cidade mais maravilhosa para o mundo. A Cinemateca Atômica é a única da América Latina que coleciona, arquiva e disponibiliza para consulta a produção de documentários, filmes de ficção e filmes de animação sobre todo o ciclo nuclear e a Era Atômica, nascida com a Teoria da Relatividade de Einstein. A Cinemateca Atômica  é aberta ao público, especialmente para pesquisadores, educadores e cineastas. Ela vai atrair científicos e cineastas do Rio e do Brasil e também cientistas e cineastas do mundo inteiro. 


O segundo projeto  é o Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear (Urânio Em Moviemento), que já existe há cinco anos e recebe a presença de cineastas internacionais anualmente no Rio de Janeiro. O festival de cinema nuclear é o ferramenta principal de aquisição do acervo da Cinemateca, que além de receber a produção de filmes atômicos do mundo inteiro, também estimula novas produções. Até agora o Arquivo Amarelo já conta com mais de 200 filmes de mais de 20 países.


A Cinemateca Atômica (CinemAtômica) é um projeto para a eternidade, porque irá guardar o saber sobre os riscos radioativos para muitas gerações - uma necessidade de todos os países, mas especialmente para os países que produzem lixo atômico, gerando riscos radioativos para milhares de anos. Até o momento, a maioria dos documentários sobre este assunto tem sido produzido por países não lusofônicos, geralmente em inglês, alemão ou francês. Outro objetivo da CinemAtômica é traduzir estes filmes nucleares para a língua portuguesa e, ao mesmo tempo, traduzir as produções lusofônicas para outras línguas.

Atomic Cinematheque 

Science, Cinema and Education: The Yellow Archives intends to create the first-ever film library dedicated to all films about the whole nuclear fuel chain and radioactivity, the Atomic Cineamtheque. A film library about the Atomic Age, from uranium mining to nuclear waste and radioactive and nuclear accidents, from the first atomic bomb test to the use of depleted uranium weapons in Iraq, from Hiroshima to Fukushima.  

The second project  is the International Uranium Film Festival (www.uraniumfilmfestival.org). It is the most important tool to create this nuclear library (CinemAtômica). Films send to the festival are donated by filmmakers or producers to the Yellow Archives. Since the start of the Uranium Film Festival in 2010/2011 the Yellow Archives  already contains more than 200 “nuclear” films from more than 20 countries.

To continue with this for mankind important project the Yellow Archives need your support. 

Please make a donation and/or contact us for partnerships. 

info@yellow-archives.org

info@uraniumfilmfestival.org